Abolindo o Copinho Plástico

CopoEstou auxiliando meus alunos, durante este semestre, no desenvolvimento de um projeto sobre meio ambiente que chamamos de “Salvando o Planeta”. Já estamos na reta final desta jornada, mas tenho diversas histórias estocadas para dividir sobre as nossas vivências.

Uma delas é a medida que tomamos, como classe, de abolir os copinhos plásticos pensando na sustentabilidade. Tudo começou há algumas semanas, na escola onde trabalho, quando discutia com as minhas crianças sobre o tema “Consumo Consciente”.

Estavamos tentando criar algumas maneiras de contribuir com as nossas ações na escola. Aos poucos novas idéias foram surgindo até que chegamos à decisão de que durante a semana as crianças deveriam usar apenas um copinho plástico para tomar água, para evitar o desperdício.

Com o passar do tempo, percebemos que aqueles copinhos iam estragando e mesmo sendo lavados não conseguiamos mantê-los por muito tempo. Foi então que surgiu a solução: vamos trazer um copo de casa!

Cada criança trouxe seu copo e aos poucos foi se tornando mais natural a utilização do copo em diferentes momentos, até que finalmente tomar água com o seu próprio copo se tornou um hábito.

Além de significar um gasto a menos para a escola, esta medida não estimula apenas o não desperdício mas também a sustentabilidade. O público infantil é muito amplo e aberto para este assunto, precisamos fazer a nossa parte para que eles desenvolvam uma responsabilidade social e ambiental.

Esta é uma dica simples, mas muito eficaz!

Para quem quer ir além:

www.ecoblogs.com.br

 

Anúncios

Etiquetas: , , , , ,

Uma resposta to “Abolindo o Copinho Plástico”

  1. alx hoera Says:

    uma sugestão para as escolas é a confecção de canecas! assim cada aluno vai ter a sua própria personalizada! além da produção artística e artesanal, ainda tem toda essa preocupação que vindo desde à infância, torna-se algo natural, passando assim pro próximo passo pra cuidar mais do mundo!

    parabéns pela iniciativa, seus alunos devem ter muito orgulho e devem comentar com a família e outros amigos! a ideia é sempre multiplicar quando o assunto é fazer o bem pro planeta e pra vida de cada um! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: