Violência Infantil

ViolênciaA violência é uma palavra que se expressa em diversas ações, sendo elas verbais ou físicas. Infelizmente a violência se expressa também dentro da Educação Infantil, partindo de professores, educadores e também das próprias crianças.

Quando a violência é expressa pelo professor, normalmente ela acontece de forma verbal, afinal de contas um professor que não sabe “encostar” de maneira apropriada nos alunos, sem machucá-los ou ofendê-los, não permanece por muito tempo nesta profissão. Essa violência verbal acontece contra a criança de maneira que por algum motivo de frustração: falta de atenção, comportamento aparentemente ou de fato inadequado, agressividade iniciada por parte do aluno e diversos outros motivos o professor assume uma atitude agressiva.

Professora Brava

Muitas vezes o professor se frustra com a não produção de um aluno, essa frustração vai gerando no professor uma atitude de pré estabelecimento em relação às expectativas que tem da produção do aluno. Quanto mais este processo se desenrola, mas raiva isto gera no educador. É aí que temos que tomar cuidado, pois todos nós professores temos que lidar com situações como estas em algum momento, é preciso entender a criança com um olhar mais alto do que o nível aonde ela está, e entender que nós podemos colaborar para que ela mude, instruindo-as por caminhos onde esta sempre sinta-se capaz de desenvolver o que colocamos em nossas propostas de aula.

Quando um aluno ouve do professor que não sabe fazer algo direito, quando leva uma bronca onde o professor expõe sua opinião de forma negativa na frente dos outros ou quando se sente deixado de lado pelo professor que está muito ocupado cuidando de outros alunos, este aluno passa a ter raiva e medo deste professor. Isto é violência contra a criança, e temos que ficar atentos, sabendo que isto não deve nem pode acontecer.

Outro tipo de violência que pode acontecer é chamada de BULLYING,”este termo compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outros, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre os alunos e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.”

Dentro da educação infantil esta não é uma realidade gritante, mas o bullying pode entrar na educação infantil a partir do momento que ele anda em ciclos. Muitas vezes os pais destas crianças são violentos, porque sofreram de ou causaram o bullying, e provocam uma atitude violenta para com os colegas por parte da criança. Também temos que lembrar do contato que as crianças mais novas têm com as mais velhas (onde o bullying ocorre), e a vontade e admiração que as motivam a agir igual. Assim, temos que tratar com muito cuidado, e desenvolver com paciência casos de violência entre as crianças, deixando muito claro que esta atitude é errada. Podemos usar também de diferentes ferramentas para unir as crianças e fazê-las agir de maneira que sempre se entendam como iguais.

A violência contra a criança é crime, e nós educadores temos que lutar pela segurança de nossas crianças. A violência na rua, dentro de casa ou na escola pode mudar a vida de um ser humano, marcando-o negativamente de maneira que cause danos psíquicos e/ou físicos!

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , ,

2 Respostas to “Violência Infantil”

  1. Cíntia Costa Says:

    Cansei de ouvir professoras dizerem que eu era desleixada e preguiçosa. Uma vez, até chorei com a mãe no carro na saída da escola, quando a professora carimbou um “Incompleto” no meu caderno :p Eu só era um pouco avoada…

    Ainda bem que vc não vai ser uma professora assim 😀

    Beijocas

  2. Melânia Regina Bertelli Says:

    Sou professora de Educação Infantil no último semestre de Pedagogia. Adorei a reportagem! Estou fazendo um Trabalho de Graduação com este tema e acredito que esta forma de exclusão deve ser combatida o mais cedo possível, pois ” é de pequenino que se torce o pepino” .~Se tiver sugestões literárias que aprofundem o assunto gostaria muito de receber. Obrigada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: