Fazendo Arte

felizesCom o lápis, a tinta, canetinhas, giz de cera, carvão e muitos outros tipos de materiais, você pode construir um mundo novo que nasce dentro da cabeça das crianças e pode colorir e redesenhar as nossas mentes. Como já vimos, a história e o “faz de conta” estimulam a criatividade da criança, a partir daí temos que dar aos nossos pequeninos a chance de trabalhar e criar. Os materiais que utilizamos ou disponibilizamos para as crianças são possibilidades, mas a criatividade não se limita à estes.

Particularmente, acho que as crianças não precisam de um propósito maior do que a própria experimentação e a importância que esta tem em seu processo de desenvolvimento para poderem entrar em contato com atividades plásticas.

O que você deve fazer: Separe um tempo para pesquisar mais sobre arte e sobre os materiais que você gostaria de utilizar ou até mesmo quais materiais são recomendados. A partir daí é interessante você traçar uma linha de desenvolvimento, onde as crianças tem a chance de produzir e expor aquilo que fizeram. A significação varia de acordo com a faixa etária. Para os mais pequenos a experimentação seria a grande sensação e objetivo. A partir dos 3 anos de idade já é importante que você estabeleça uma continuidade e um objetivo a ser alcançado no final de uma série de atividades.

Mãos à obra!

TINTA1 – Quando estamos mexendo com tinta é muito válido preparar um ambiente propício onde a criança possa se sentir livre. Procure ter certeza de que seus alunos têm uma roupa que possa sujar, ou uma camiseta de pintura.  Prepare a sala forrando o chão e afastando os móveis e estantes. Se você quiser pode deixá-los tirar os sapatos e meias e experimentar também pintar com os pés. Antes de começar a pintar incentive as crianças a brincarem com as cores, misturanto as tintas em diferentes copinhos.

giz de cera2 – Atividades com giz de cera são bacanas, faça o giz de cera com suas crianças. É só você juntar rapas de giz de cera em uma panela, aqueça até que se torne homogêneo e então coloque em um copinho de café. Leve ao congelador e deixe lá até que endureça completamente. Depois é só quebrar o copinho e você terá o giz de cera. Envolva as crianças nos processos. Peçan a ajuda delas para destruir os pedacinhos de giz, misturar tudo em um pote e até mesmo para colocarem no congelador. Também é legal misturar as cores e criar um giz clorido. Depois que estiver pronto de um pedacinho para cada criança pintar e levar para casa.

CARVAO3 – Vamos brincar com o carvão? Cire uma brincadeira sobre “homens das cavernas” e sujando as mãos de carvão você pode desenhar uma história com as mãos e incentivar as crianças a formarem diferentes “carimbos” com os dedos. É divertido para a criança aprender a fazer atividades que “sujam” sem ter que levar uma bronca. Deixa-as curtir cada segundo antes de finalizar sua tarefa. Você pode forrar o chão com papel craft e deixar que as crianças desenhem no próprio papel. Só não se esqueça de expor esse desenho mais tarde para que eles também tenham a oportunidade de recontar a história à outras pessoas que passarem pela sala.

origami4 – Dobraduras são contruções muito divertidas! Com o papel você pode criar corações, bichos, barcos, aviões, casas e muito mais! Você pode até mesmo usar restos de papel para isso. Deixe uma caixa de reciclagem em sua sala de aula aonde as crianças podem jogar o papel que sobra dos recortes e etc. Depois de alguns dias você terá papel suficiente para inventar dobraduras e criar um cenário com seus alunos. Vamos nessa?

E você? Tem algumas idéias para dividir aqui?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: