Feriado e Chuva

ChuvaPassamos calor a semana inteirinha. São Paulo está uma loucura. Ninguém mais aguenta passar calor no inverno e frio no verão. Nós paulistanos já estamos acostumados com essas mudanças climáticas, não saímos mais de casa sem pelo menos levarmos conosco um casaco na bolsa. Mas nesse fim-de-semana, vépera de feriado, a chuva parece estragar nossos planos e trazer desgosto aos rostinhos dos nossos pequeninos.

Sem contar com os aventureiros que estão encarando a  praia, casa de campo e piscina debaixo de chuva, nossas crianças vão ficar em casa nessa segunda-feira, feriado de Indepêndencia do Brasil. E não apenas vão ficar em casa como muitas delas vão acabar ficando doentes em função dos picos climáticos. E foi pensando nesses picos que pensei nesse post.

A chuva acaba estragando os planos de qualquer criança, porque nossas mães nunca nos deixam brincar embaixo de chuva – “senão a gente fica doente” diz Megan de 5 anos – Assim como pé no chão gelado dá gripe, tomar chuva trás resfriado, sorvete na garganta dá inflamação… Será?

Para começar a responder esta pergunta precisamos estabelecer a diferença entre gripe e refriado As gripes são provocadas pelo vírus Influenza e têm início abrupto. Seus sintomas são: febre, tosse e dor de cabeça que têm um ciclo de aproximadamente 2 semanas. Os resfriados têm os mesmos sintomas, só que estes não se manifestam tão intensamente e podem ser causados por diferentes vírus.

DoenteSegundo está descrito no site da rádio Mundial na matéria Mitos e Verdades – Gripes e Resfriados, encontrei a seguinte explicação: “Essas infecções não estão relacionadas com a baixa temperatura ou a exposição ao frio. A transmissão é feita por meio do contato com pessoas e/ou objetos contaminados. Isso significa que uma pessoa mal agasalhada exposta ao frio não está mais sujeita às doenças. O que acontece é que durante o período de inverno (temperaturas baixas), as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados, onde há pouca circulação de ar, facilitando a transmissão dos vírus.” http://radiomundial.com.br/vivamelhor/?id=4218

Conversando com diferentes profissionais da área da educação e da saúde, descobri que faz parte de um senso comum entender que tomar gelado, andar descalço e tomar chuva “dá refriado e gripe”, mas os médicos nos respondem que esses são “mitos” que não condizem muito bem com os conhecimentos científicos sobre gripes e resfriados. É verdade sim que precisamos tomar cuidado com as mudanças drásticas do clima, nos alimentar muito bem com frutas, legumes e todos os tipos de vitaminas, e devemos também eviSofátar ar condicionado e lugares mal-ventilados em dias mais frios, porque assim facilitamos a transmissão do vírus. Mas isso não significa que o vírus é diretamente ligado com o frio!

Mas se você ainda não tem coragem de encarar a chuva, brincar na lama e passar um pouquinho de frio, a cidade de São Paulo está competindo com o seu sofá e seus cobertores, oferecendo algumas opções para aqueles que querem sair de casa, entre elas selecionei aquelas que mais me chamaram a atenção:

Catavento Cultural e Educacional: Sábados, domingos e feriados, no período das 09:00 às 17:00hs.

http://www.cataventocultural.org.br/noticias.asp

Planetário do Ibirapuera: Sábados, domingos e feriados, às 15h, 17h e 19h

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/pontos-turisticos/219-planetario-do-ibirapuera

Esperando Gordô – Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio Salles Gomes (110 lugares). Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, Até dia 26. 3397-4002, Metrô Vergueiro. Sábado e domingo, 16h. R$ 10,00.

E você, já ficou doente depois de brincar na chuva?

Anúncios

Uma resposta to “Feriado e Chuva”

  1. Ana Says:

    Ainda assim não deixaria meus filhos… haha!
    Mas gostei muito de saber dessas coisas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: