Uniformemente Diferenciados

arteQuando trabalhando com suas crianças você está explicando um certo conteúdo, “Joãozinho” faz um comentário que aparentemente não tem nada a ver com a aula e faz as meninas rirem, do outro lado a “Mariazinha” aproveitou-se da situação para cochichar algo no ouvido da amiga e em menos de um minuto você perdeu a atenção da sala. Dependendo da idade de seus alunos você nem precisa de nenhum comentário, as crianças começam a viajar dentro de si mesmas depois de uma aula que você passou semanas preparando com a maior ansiedade certa de que aquele momento seria o mais marcante do universo escolar daqueles pequeninos, e o assunto nem chega a durar 10 minutos.

É preciso ter o famoso “jogo de cintura” e saber como lidar com situações diferentes sem utilizar o manual de instruções ou até mesmo o auxilio de alguém – Não seria suficiente contar com os planos A ou B, você precisa ter mais algumas cartas de sobra na manga, precisa ficar esperta e ser firme, calma e constante em sua fala e atitude o tempo todo.

Muitas vezes no meio de tudo isso, perdemos o rumo dos conteúdos que estão lá e precisam ser dados, perdemos o “fio da meada” e já não sabemos mais como trazer de volta nossos pequenos gênios de forma envolvente. Acabamos nos irritando e tendo que lidar com muitos mais planos B’s do que gostaríamos. E é nessa hora que deixamos de considerar os detalhes, deixamos de enxergar os alunos. Andamos rumo a ordem e esquecemos do resto…Passamos por cima do desenvolvimento pedagógico de cada criança enquanto lutamos tanto pela uniformidade de uma classe.

HiperativaQuando trabalhamos duro para padronizar uma sala de aula, estamos suando a toa, pela causa errada. Nossos alunos precisam sim de um ambiente organizado que lhes ofereça condições suficientes para um ensino e aprendizagem profundos, mas esse ambiente só é de fato efetivo quando atinge o grupo na íntegra. Grupos são compostos por crianças diferentes, que por sua vez possuem habilidades e singularidades diferentes. Temos que andar perto o suficiente dos nossos alunos a ponto de podermos dizer quais são essas singularidades, sua maiores dificuldades e conquistas na aprendizagem! As vezes o aluno que não sabe nem pular na aula de esportes, é o mesmo alunos que, mesmo sendo o mais novo da turma, se destaca em matemática ao entender e brincar com números em sua mente.

Pessoas são diferentes e precisam ser enxergadas assim. Pensando nisso é que precisamos continuar nos confrontando com nossos desafios diários, na certeza de um resultado ao final de cada aula, cada semana, cada mês, semestre, ano e etc. É sim muito importante a certeza de que todas as crianças saibam lidar com disciplina, regras, horários e questões que envolvem a ordem em geral, mas esse não pode se tornar nosso objetivo principal como educadores. A escola e o professor, principalmente na Educação Infantil, devem estimular apesar de todas as dificuldades e não reprimir por conta de muitas lutas, ao aluno.

Para quem quer ir além:

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , ,

4 Respostas to “Uniformemente Diferenciados”

  1. rafacosta83 Says:

    ei, tá legal esse blog hein!
    eu gosto de vídeos … hehehe
    bjos

  2. Roberta Says:

    Excelente!!!
    Video obrigatório para quem trabalha com crianças!!

    Bjss

    Roberta

  3. Roberta Says:

    Excelente esse video!!!
    E seu blog está muito bom!!!

    beijoss

  4. eliana Says:

    Gostei! Muito bom!
    Precisamos sim planejar nossas aulas e inclusive ter “cartas”na manga para desafiá-los a descobrir mais e mais o mundo, mas também precisamos sentir o interesse da turma, e incentivá-los naquilo em que são “brilhante”.
    Eu já estou no final deste caminho lindo…..e vc começando bem melhor do que comecei
    PARABENS

    TE AMO

    Manheeeeeeeeeee

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: