Responsabilidade Ambiental

ConsumoMeio Ambiente. Sabemos bem da importância deste para a sobrevivência do nosso planeta e o bem estar de todos nós que nele vivem. Este porém ainda é um assunto sobre o qual “muito se fala e pouco se faz”.  Ainda é perceptível uma grande dificuldade em relação a compreensão deste assunto, além da falta de disposição e comprometimento que são fatores que acabam por dificultar os processos de: conscientização coletiva e consumo consciente.

Normalmente quando pensamos na palavra “consumo” traduzimos imediatamente esta palavra em nossas mentes por: compras! A palavra “consumo” traz consigo um resumo de muitas outras atividades de nossas rotinas. Desde a hora em que acordamos até o final de nossos dias, consumimos todos os tipos de coisas que precisamos e não precisamos para viver: água, eletricidade, comida, combustível e etc.

Se pararmos para refletir em relação ao consumo consciente de maneira mundial, podemos lembrar que esta é uma questão abordada desde 1997, com o Protocolo de Kyoto (que será substituido por um novo tratado climático em 2012, ainda não definido que deve ser divulgado até Dezembro de 2009 ) que foi uma das grande medidas tomadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) que formalizou no Japão (1997), o termo de compromisso dos países desenvolvidos em relação a diminuição de emissão dos gases poluentes que trazem malefícios ao ar e a atmosfera. Isso fez com que a atividade de consumo destes países tomassem novas proporções, minimizadas e controladas.

No Brasil o Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado em novembro de 1992, visa a promoção e a adoção de conceitos e  estratégias na busca do conhecimento a respeito, da proteção e recuperação do meio ambiente, do uso sustentável dos recursos naturais, da valorização dos serviços ambientais e a inserção do desenvolvimento sustentável na formulação e na implementação de políticas públicas.

A partir disto entendemos que estamos diante de uma situação preocupante, mas também não estamos parados, agindo aos poucos o Brasil e o Mundo estão mudando a história do Planeta Terra.

Water CupTodas essas informações são um sinal de alerta para nós educadores. É necessário que esta luta faça parte da nossa prática de ensino, garantindo que o processo de aprendizagem das nossas crianças seja abrangente o suficiente de maneira que crescendo – nossos alunos, filhos, sobrinhos, netos e pequeninos em geral – desenvolvam uma responsabilidade social e ambiental.

Quando limitamos esta questão à produção de lixo ou organização do mesmo, estamos escondendo o resto desta realidade – Precisamos desenvolver o consumo consciente!

Algumas dicas:

– O incentivo do uso de copos não descartáveis para seus alunos, cada aluno traz de casa seu próprio copo.

EcobagA ultilização de “Ecobags”, que são sacolas produzidas a partir de tecidos reaproveitáveis e ecológicos para compras de mercado, padaria ou qualuqer tipo de alimento.

– A conscientização de seus alunos em relação ao consumo da água: contar até quatro ao lavar as mãos e gastar apenas 10 minutos do banho por exemplo.

– Reciclar papel e utilizar-se de retalhos.

– Economizar eletricidade: abolir o uso de ar condicionado!

– Juntar óleo de cozinha em um vidro e entregar em algum posto de tratamento que se utilizará deste óleo para produzir sabão.

Veja mais:

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=88

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=44788

http://www.mma.gov.br/sitio/

http://www.kidsforsavingearth.org/

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: