Antes de Dormir

Quem será que nunca teve medo do escuro?

Quem tem medo de monstro?As vezes é uma fase que passa rápido, as vezes dura por tempos e tempos, mas falando de criança também podemos falar de medo! Medo do escuro, medo de monstros, medo de palhaços, medo de gente fantasiada, medo de estar sozinho… Epa! Acho que esse não é só das crianças não é mesmo?

Estive observando as minhas crianças durante este ultimo semestre e notei que cada uma delas além de suas particularidades, também apresenta seus próprios medos e inseguranças. Tentei observá-los mais de perto para perceber quais seriam os seus maiores medos. Enquanto uns se mostraram quase invencíveis, outros mergulham em desespero, cada um “na sua”, mas todos com algum medo!

FantasmaTer medo do escuro é algo normal, no escuro não podemos ver aquilo que nos cerca, o escuro é o palco do desespero dos desenhos animados, no escuro, normalmente não temos ninguém ao nosso lado quando finalmente chega a hora de dormir. Algumas crianças não suportam o escuro, outras vão acostumando-se aos poucos e outras já nem se abalam mais.

Alguns pais contam histórias, outros conversam um pouco, cada um com seu método, mas todos já tiveram que driblar a hora de dormir!

Até mesmo nós, adultos bem estruturados e já resolvidos temos que enfrentar os nossos medos. Não são só as crianças que tem medo de estar sozinhas! Nós enfrentamos o medo de perder amigos em novas fases da vida, medo de não sermos aceitos por outros, medo de perdermos quem amamos, medo de arriscar o que temos ou o medo, simplesmente o medo.

MedoO medo é algo que paralisa, por medo de sentir, fazer, ver ou saber de alguma coisa, nós evitamos a ação e ficamos no mesmo lugar (que nos parece tão seguro algumas vezes) e quando não fazemos nada também não sentimos as coisas boas como o prazer de vencer, de ganhar, de gostar, de amar e até mesmo de perder.

Não podemos ensinar nossas crianças a agirem com medo, precisamos que saibam que apesar de qualquer risco é fundamental que enfrentemos os nossos próprios medos, para viver e viver em paz.

Ter medo faz parte da vida, enfrentá-los faz parte do crescimento natural e fundamental das coisas e superá-los nos faz mais fortes.

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Antes de Dormir”

  1. Danilo Says:

    AAAAAHHHH eu tenho essa coleção de livros INTEIRA!!!!! Moriira de medo de tudo quando criança… e é escrita em rima! super já sei de onde vem essa coisa de letras letras letras…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: