Aprendendo a ler

Como é lindo o processo de alfabetização! As letrinhas começam a ganhar sons e de repente as palavras se tornam realmente interessantes. Cada nome é uma descoberta de sílabas, e cada sílaba uma descoberta de significados.

Criança Lendo Dentro da minha prática pedagógica, tenho aprendido a importância de tornar esse processo ainda mais prazeroso, para que nossas crianças se tornem seres leitores e pesquisadores que não tem preguiça e nem medo de ler, mas ao contrário, se interessam pela leitura e se entregam aos seus caminhos.

Algo interessante a se pensar dentro da alfabetização é o caso desse processo dentro da Educação Infantil Bilíngue. É importante observar que mesmo dentro desta perspectiva bilíngue, a criança sempre deve ser alfabetizada em sua língua materna, e a partir daí, quando já é considerada alfabetizada, pode começar a se colocar diante da escrita de outras línguas. É fascinante perceber a facilidade que essas crianças passam a apresentar ao utilizarem as duas diferentes falas, pronuncias, pensamentos e raciocínios.

Daí em diante, essa criança que já sabe ler e escrever em Português e passa a ler e escrever em Inglês, Alemão, Espanhol, Francês ou qualquer outra língua, cria intimidade com as duas escritas.

As férias de Julho já estão chegando, e existem muitas atividades que podem ser feitas em casa que envolvem ainda mais as crianças neste processo de alfabetização.

Algumas dicas:

www.museuslinguaportuguesa.org.br

http://jogos-infantis.jogosdaweb.com.br/letras-do-alfabeto.html

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: