Pequenos Escravos

Vivemos em tempos em que nossas crianças estão vivendo como pequenos adultos. A criança que hoje se encontra no período considerado como Infância esta experimentando um encurtamento desta fase de vida que deveria ser protegida e prazerosa.

Se em um lado temos a criança que está no campo que não consegue encontrar tempo para brincar entre o trabalho e a escola, do outro, na cidade lidamos com pequenos que independentemente da classe social correm em função da produção do trabalho.

balletOs mais privilegiados estão na luta para manter aquilo que foi conquistado pelos pais, que por sua vez querem criar pessoas prontas para a realidade, que lutam, que competem e principalmente: que ganham! São crianças que se perdem entre o futebol, natação, ballet, judô e as vezes não encontram tempo para brincar.

As crianças de rua ou moradores de favela estão correndo para lá e para cá, pulando de um canto para o outro tentar ganhar algum dinheiro. trabalho-infantilCatando lixo na rua ou trabalhando para os pais também não encontram tempo ou importância para a escola, sem contar com o agravante da violência e das drogas que oferecem uma aparência de “facilitadores” dentro desse desespero de viver para sobreviver.

Os mundos são opostos, mas correm em função dos mesmos elementos. As crianças são diferentes, mas são todas crianças. Ser criança não significa ter infância.

Sobre Infância Interrompida: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=10031

Para ler:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2745101&sid=2291961871142943050254974&k5=37C679F5&uid=

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , ,

2 Respostas to “Pequenos Escravos”

  1. Cíntia Costa Says:

    Nunca tinha pensado muito por esse ângulo, de que as mil e uma atividades das crianças podem ser, também, uma forma de lhes roubar a infância.
    Ótimo post!

  2. alinecostta Says:

    Gostei!

    Beijocassssssssssss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: