Dedinhos

Ah, mas que saudades de sonhar com cores, imagens, músicas e contos como criança. O mundo lúdico da criança é um mundo novo a ser explorado também por nós que temos de vinte e poucos anos para cima. A fase infantil pela qual a criança passa hoje, já não é a mesma fase pela qual nós passamos um dia. As tecnologias mudaram as formas de linguagem e expressão do ser – humano.

Para os mais novinhos, um exemplo de como fizemos parte dessa mudança de maneira sutil, porém relevante, é quando encontramos a utilidade dos polegares. Os polegares que jogam videogames e que mandam mensagens por celular.v

Mas e hoje? Até onde, e exatamente quando começam as descobertas da criança no “hiper-modernismo” do nosso mundo?
Não é muito difícil de encontrar uma criança de três anos que já sabe jogar joguinhos no computador… O que será que isso significa para a evolução da Educação Infantil?

Isso tudo me faz pensar em alguma coisa que acabou ficando para traz nesta super valorização da imagem e sua digitalização, a velocidade e capacidade do som e nas mudanças que a tecnologia trouxe para as crianças em geral… A poesia. É imensa a riqueza que seus versos ainda têm e conseguem mesmo sem a dinâmica atual o poder de criar, pelo menos em nossas mentes, as imagens, sons e sensações!

De qualquer maneira quem sai ganhando ainda somos nós e  é a nossa imaginação quem ganha asinhas para voar em seu maravilhoso mundo lúdico.

Para quem quer fuçar mais:

www.mundojovem.com.br/poema-crianca.php

www.jogos.com

Anúncios

Etiquetas: , , ,

3 Respostas to “Dedinhos”

  1. Eliana Says:

    Pode deixar que sp passarei por aqui!
    To achando bem legal o assunto!

    Bjiiiiiiiiiiiiinhuuuuuuuu

  2. Danilo Says:

    Ahhh A Poesia. Acho que não ligava pra poesia até completar meus 14 anos. Mas ainda assim ela teve um papel importantissimo na minha formação pessoal. O VideoGame também, só que bem mais cedo: O encanador de boina vermelha que pulava em cima das tartarugas (e montava num dinossauro!!!), o porco espinho azul que rolava e rolava e rolava, seu melhor amigo, o guixinim de 3 caudas que voava fazendo uma hélice com elas… Nossa, é tanta fantasia que é difícil não relacionar com a poesia.

  3. Carol Portella Says:

    Nossaaaa pode creee… esse assunto dos dedinhos eh mtu vrdd meew… meu irmão so tem 6 anos e jah entende mais de computador e video game do que entendo pela minha vida td! teve um dia q ele flo que queria um Mp4… ¬¬

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: