Verdinhos? Bláh!

Todos os dias na hora do almoço e do jantar, em pré-escolas principalmente, as refeições servidas nas escolas em geral incluem um cardápio pensado e montado com muito cuidado de forma que este supra todas as necessidades nutritivas das crianças, que estão passando por uma fase intensiva de crescimento. É triste, porém perceber que os vegetais e verduras escolhidos com tanto carinho, normalmente, terminam no lixo.

Em minha experiência exclusivamente pedagógica com crianças de 2 a 5 anos, estou aprendendo a reconhecer alguns dos caminhos que levam as crianças a não gostarem de nenhuma comida “verdinha”. A comida verdinha não vem na sacolinha do Mc Donald’s, não é vendida em saquinhos coloridos, não vem anexada ‘a um brinde e não está coberta de açúcar, chocolate ou gordura. Será que a verdurinha também deveria vir assim? Logicamente que não, mas nos faz pensar.

Há mais ou menos três meses atrás, descobri que estava com o colesterol quase alto. Estou lutando contra isto. Comecei a treinar em uma Academia próxima, comer salada, verduras e frutas todos os dias e aos poucos estou recriando meu estilo de vida e me sentindo muito melhor. Devemos nos esforçar para mostrar aos nossos pequeninos a importância de comer bem, devemos ensinar o gosto por comidas naturais para evitar que no futuro eles sejam mais um grupo de pessoas lutando contra níveis altos de colesterol, açúcar no sangue e etc.

Um dos programas de Televisão que colabora muito com a formação de gosto das crianças em relação aos vegetais é o: “Os Vegetais” (Veggie Tales)

veggie

http://www.missaoevida.com.br/os_vegetais/index.html

Etiquetas: , , ,

3 Respostas to “Verdinhos? Bláh!”

  1. Danilo Says:

    O que a gente precisa de uma nova versão do marinheiro Popye, digital e remasterizada no cartoon network. Com CPM22 tocando na abertura, Popye gatão e de topete, uma Olivia Palito um pouquinho mais cheinha (evitando levar crianças à possíveis buli-anorexias) e um Brutos mais barrigudo (importante enfatizar o fato de que só come frituras e hambúrgueres).

  2. Carol Portella Says:

    Esse lanche da aparencia concordo 100%… talvez seja infelizmente assim q nos tenhamos q fazer pra q a pivetaiada coma verdura!

  3. rafacosta83 Says:

    Ei, vou copiar o dvd deles pra vc … esqueci!!!!
    Sábado te entrego no almoço
    Beijos

Deixe um comentário